sábado, 11 de agosto de 2012

Pelo ponto extra!

O atual campeonato brasileiro foi feito sob medida para que times paulistas e cariocas o conquistem. Ao contrário do que dizem, o sistema de pontos corridos está longe, mas muito longe, de ser o mais justo.
Desde que começou, uma única vez um time de fora do eixo rio-são paulo, conseguiu conquistar o campeonato.

sábado, 4 de agosto de 2012

Pela volta do ponto-extra

Cada vez mais, cria-se uma idéia de que o campeonato de pontos corridos, como o modelo do Campeonato Brasileileiro, é o mais justo. Trata-se, obviamente, de uma falácia!
Este estilo de campeonato foi copiado de modelos europeus, que nada dizem sobre a nossa realidade. A Itália, tetra-campeã mundial, pode utilizar este modelo. Mas, a Itália possui apenas o tamanho do Rio Grande do Sul, e sua população equivale a quase um quarto da população do Brasil. Vinte equipes na primeira divisão, para a Itália, está bem razoável.
Para o Brasil, um campeonato de pontos corridos com apenas 20 clubes, é algo ridículo!
Figuram, ou figuraram, na primeira divisão, clubes sem qualquer expressão, clubes sem cidade ou torcida,  como Barueri, Boa Esporte, Associação da Porra e outros. Enquanto isto, clubes tradicionais, com presença de público, não conseguem lugar no brasileirão. Os clubes do Pará, por exemplo, Remo e Paissandu, que enchem o estádio, não disputam o campeonato.
Um país continental não pode ter um campeonato igual ao da Bélgica!
Nas próximas postagens vou mostarar como o formulismo é a saída!




 Pela